As mudanças em na classe de menestrel (minstrel) foram tantas que praticamente se tornou uma classe nova, ainda que continuando com o mesmo nome e mesma ideia geral.
Para poder falar de todas as mudanças sem cansar o leitor o post foi dividido em alguns subposts quando necessário ir mais a fundo nas mudanças
Armadura
Uma das mudanças mais visíveis é que os minis não mais poderão usar armadura média (mediun armor), o trait que lhe confere tal habilidade irá deixar de existir e será substituído por outro
As armaduras que forem bounds, e apenas as bounds, serão convertidas em armaduras lights
Particularmente acho essa mudança bastante boa, uma vez que sempre achei que as armaduras médias não tinham bons stats para menestreis
Três formas de jogar
Duas delas sempre foram nossas conhecidas a forma de heal e a de combate, elas agora mudaram um pouco de nome e ganharam mais uma companheira
O menestrel terá três Posturas (stances) diferentes de jogar. São elas: Melody, cuja função primaria é cura; War speech, cuja função primaria é ser DPS e a nova postura Harmony, cuja função primaria é buffar o grupo, mas é capaz de ajudar um pouco na cura e dar algum dano.
Algumas skills irão variar a sua função de acordo com a postura escolhida, podendo algumas delas mudar o ícone e até mesmo o nome.
Quando em War speech o menestrel não terá penalidade de cura, no entanto, ele só será capaz de curar a sí próprio, garantindo maior sobrevivência quando jogando solo. E a qualquer momento que desejar ele poderá mudar para a postura de cura instantaneamente, não necessitando esperar 10 segundos para poder curar plenamente, o que dará maior versatilidade para os menestreis.
Baladas
As baladas foram simplificadas e seu número reduzido, assim como a variedade de buffs oferecidos. Os buffs agora serão poucos e serão aplicados apenas ao Menestrel. O lado bom, é que os buffs duram para sempre, bom ou quase sempre, os buffs uma vez aplicados irão perdurar até que o Menestrel saia de combate ou que ele use alguma skill que substitua ou remova o buff.
The Minor Ballad
É a skill de dano primário. A skill possui um dano básico que será acrescido do dano tático da arma (tactical damage). A skill aplicará ao jogador um Buff de 3% para as skills de dano e 1% para a de cura e ainda reduz o custo de power de todas as skills em 1%
The Perfect Ballad
É a skill de dano segundaria. A skill possui um dano básico que será acrescido do dano tático da arma. E irá aplicar ao jogador um Buff que diminui o custo de todas as skills em 3% e aumenta a cura e o dano das skills em 1%
The Major Ballads
É uma skill que varia de acordo com a Postura do jogador
Se o jogador estiver na postura medoly a skill irá curar a fellowship com um valor básico acrescido do bonus de outgoing healing da arma. E só poderá ser usado em combate
Se o jogador estiver na postura Harmony ou War- speech, a skill será o terceiro tipo de dano. A skill possui um dano básico que será acrescido do dano tático da arma. A skill dará ao jogador um Buff de 3% para as skills de cura e e 1% para o dano e ainda reduz o custo de power de todas as skills em 1%
Nota: O buff relativo a redução de custo de power dado pelas baladas não é valido para as anthems.
Misturando tudo
Então o que todos esses buffs na pratica vão representar para o Menestrel?
Como não há mais a restrição de usar uma ou outra balada o menestrel deverá usar as baladas basicamente para aumentar seu poder de cura e diminuir o custo de mana, e para permitir o uso e/ou modificar outras skills, além é claro da razão mais óbvia de todas que é dar dano.
O efeito desses buffs são somados e apenas 3 podem estar ativos por vez. Ao se usar uma balada já tendo os 3 buffs ativos, o primeiro deles irá sumir e o novo buff será acrescentado.
Vale a pena notar que a ordem dos buffs não importa bastando apenas eles estarem presentes para seu efeito ser sentido
Por exemplo: em alguma fase do combate o menestrel esta precisando aumentar o seu poder de cura então ele poderá deixar ativas 3 Major balads (momento um), uma vez que cada uma destas aumentam em 3% o poder de cura. Algum tempo depois, ele percebe que está precisando economizar mana. E então usa uma Perfect balad. O buff da perfec balad irá substituir o último buff da série anterior e apagar o primeiro (momento dois). Após algum tempo ele sente que precisa novamente aumentar seu poder de cura e quer apenas ficar com buffs de Major Balads, e então casta novamente uma Major balad (momento três)
Note que apesar da diferença visual do momento dois e do três, estes dois são absolutamente iguais em termos de resultados, e caso o menestrel queira voltar para a mesma situação encontrada no momento um, ele deverá castar mais duas majors ballads até que o buff da Perfect balad suma de vez.
Anthem (Hinos)
Para ativar é necessario que seu personagem esteja com ter três buffs de baladas ativas. Elas servem como buffs e todas tem a mesma duração (10 seg.), este tempo pode ser aumentado com o uso de traits, e compartilham o mesmo cooldwn (20 seg). O que força o jogador a realmente escolher qual hino ele deseja que esteja ativo na sua party.
Elas ainda influenciam no funcionamento da skill chamada coda
Veja como ficaram os Anthem e suas implicações nos codas Codas
Para ativar é necessário que seu personagem esteja com três buffs de baladas ativos, e é aconselhavel ter também uma anthems ativa, note que a Athems não é obrigatória mas fortemente recomendável. Uma vez ativada a coda irá remover todos os buffs de baladas e de athems que estiverem no jogador
E dependendo da Athens usada o efeito da coda será modificado
As Codas possuem certos efeitos que também poderão variar de acordo com a postura do jogador.
Intrumentos
Como não podia deixar de ser os instrumentos também sofreram modificações o que lhes conferiu maior flexibilidade e funcionalidade
Instrumento | Tipo Básico | Crítico |
Cowbell | Dano Ballad e Coda + Redução de custo de Ballad, Cry e Coda | Redução de Threat |
Horn | Cura – Bonus de crítico + Redução de Threat | Redução do custo de Anthem |
Clarinet | Cura – Bonus de crítico + Redução de custo na cura | Redução de Threat |
Bagpipe | Ballad e Coda – chance de crítico | Redução de Threat |
Theorbo | Bonus na cura | Redução de Threat |
Drum | Dano Ballad e Coda | Redução de Threat |
Flute | Redução do custo da Ballad, Cry e Coda | Redução de Threat |
Harpa | Redução do custo Anthem | Redução de Threat |
Lute | Redução do custo da cura | Redução de Threat |
Tudo isso e muito mais
Acha que acabou? não acabou não!
Várias outras pequenas modificações foram feitas como por exemplo nas skills - dê uma olhada neste post caso deseje ver as modificações nas skills
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