Songbook (v.0.82)

O que ele faz?

O Songbook é um plugin para todos que gostam de tocar musicas oriundas de arquivos .ABC no LotRO (não sabe muito sobre musicas no LotRO, veja aqui um pouco sobre o assunto).

Com ele você pode organizar suas musicas em pastas, da forma que desejar e com o nome que preferir, sem ter nenhuma complicação na hora de usar, além de fornecer atalhos aos comandos e aos instrumentos que deseja usar.


NOTA: Existe um outro plugin, de atualização mais frequente, que promete fazer o mesmo, o Mithril Guard ABC Player (link para download do Mithril Guard). Eu pessoal prefiro o Songbook, mas sinta-se obrigado a testar o outro se sua vontade assim ordenar.


Como Instala-lo?

Antes de mais nada, baixe o plugin:
Após o download descompacte o conteúdo diretamente na plasta plugins. O caminho para o Songbook deve ficar assim:


\...\The Lord of the Rings Online\Plugins\Chiran\...
(Em negrito é a primeira pasta dentro do arquivo baixado.)

Para ser sincero, não sei o que é o arquivo lotroplugin.xml que está fora da pasta... mas eu deixo ele lá, mau não faz... até agora.




Carregando o Songbook e seus comandos básicos


O Songbook necessita, antes de mais nada, de uma lista de músicas presentes no seu LortRO. Para gerar essa lista você deve ir até a pasta do plugin e executar um arquivo.


Então vá agora mesmo para a pasta de instalação acima! Dentro da pasta Chiran você verá, detre outras coisas, um arquivo executável chamado songbook.hta, execute-o (executei ele diversas vezes, não se preocupe que não é virus ou outro tipo de arquivo malicioso). Ele abrirá uma janela como esta abaixo.

Arquivo songbook.hta - usado para gerar a lista de música
Selecione a sua conta no local de conta_lotro (que já deve ter sido usada nesta instalação do LotRO, para que o Songbook saiba de sua existência) e clique em Build song library. Se tudo correr bem agora estará pronto para usar o Songbook.



DICA: Crie um atalho deste arquivo (songbook.hta) donde ficar mais fácil para você usa-lo quando precisar.


Agora, com o jogo rodando e estando "logado", você está pronto para carregar o Songbook. Eis aqui suas linhas de comando:
  • /plugins load songbook
    • Comando básico para carega-lo.
  • /songbook show
    • Abre a janela do Songbook.
  • /songbook hide
    • Fecha a janela do songbook.
  • /songbook toggle
    • Abre/fecha a janela do songbook.
  • /songbook
    • Mostra no chat log os comandos acima e o que eles fazem.


DICA: É aconselhável a utilização de um plugin "manager" para carregar o Songbook. Recomendo o Bootstrap.



Songbook rodando, agora é hora de configurar e começar a tocar!



A primeira coisa a fazer ao se executar o Songbook pela primeira vez é configura-lo, pra isso, antes de mais nada abra a janela do Songbook (comando explicado acima). Com o Songbook aberto clique em Settings (no parte inferior da janela do plugin) para que abra em uma janela em separado as opções de configuração do Plugin, como mostrado abaixo:

Janela principal do Songbook (esquerda), Settings a (direita) e atalho (ícone da nota musical)

Ok, agora vamos explicar o que significam as opções do Settings (janela da direita):
  • SONG PART LIST VISIBLE - Quando marcado ele irá mostrar uma lista dos instrumentos (partes) do arquivo ABC visível. Quando for tocar um arquivo "multi" (ver mais no post sobre música aqui) com alguns amigos esta opção torna mais fácil de escolher qual parte irá tocar da música escolhida.
  • SEARCH ENABLED - Quando marcada irá mostrar o search (busca) na janela principal.
  • SHOW DESCRIPTION IN SONG LIST - Mostra, ao lado do nome da música no quadro de lista de música (item 8, abaixo), a descrição da música (que é uma linha de texto dentro do arquivo que pode ser modificada sem prejudicar a música).
  • WINDOW VISIBLE ON LOAD - Quando marcada irá sempre abrir a janela principal do Songbook quando o plugin for carregado.
  • SONGBOOK BUTTON VISIBLE - Quando habilitado irá mostrar o icone de atalho (a nota musical na imagem acima). Esta opção vem desabilitada, aconselho que habilitem para que se torne mais facil acessar o Songbook.
  • INSTRUMENT SLOTS VISIBLE - Quando marcado irá mostrar os 8 slots para atalho de instrumentos na janela principal.
  • CLEAR SLOTS - Ao clicar neste botão os slots de instrumentos serão limpados.
  • CUSTOM COMMANDS - Aqui você pode criar uma lista de comandos customizados. Não descreverei como edita-los pois não vejo motivo para isso (quem sabe no futuro), mas sinta-se aventurar com os comandos:
    • ADD - Adiciona um novo comando a lista.
    • EDIT - Edita um comando.
    • REMOVE - Remove um comando da lista.
      • Abaixo destes 3 botões está uma pequena janela com a lista de comandos, os que estão ali mostrados são os comandos padrão que já vem com o plugin.
  • SAVE - Ao clicar neste botão você irá salvar as configurações e mudanças realizadas.

Feita as configurações agora veremos como utilizar o Songbook (referencia a janela esquerda), começando pelo menu de comando:

Botões de comando no topo da janela do Songbook
1. Estes são os botões básicos:
  • M - Entra ou sai do modo música. Deve sempre clicar nele antes de começar a tocar (e depois de equipar o instrumento certo).
  • - Começa a tocar a música escolhida com o instrumento escolhido (é necessário estar no modo música).

2. Estes são os comandos para tocar em grupo, lembrando que para se tocar em grupo deve-se estar em uma fellowship ou em uma raid (conjunto de 2 ou mais fellowships). Vamos a eles:
  • R - Executa o comando de ready check (checar se os membros estão prontos, pode ser executado somente pelo líder da fellowship).
  • ►│ - Entra no modo de sincronismo para música desejada e se mantem a espera para o início da música.
  • │► - Dá início a música quando em grupo, embora funcione também para música solo, e é um comando dado por apenas um dos músicos que dará inicio a todos os sincronizados (para um resultado satisfatório todos os músicos devem estar sincronizados antes de executar o comando).

3. Está é uma forma de se escolher qual parte (normalmente separada para cada instrumento) se irá tocar. X:1 significa que é a parte 1 (X:2 seria a parte 2, e assim por diante), cujo nome aparece descrito logo abaixo (no item 6, veja a seguir), para alterar use as setas para cima e para baixo que aparecem sob/sobre a indicação da parte (X:). Se estiver marcado no settings a opção Song Part List Visible (veja na parte de settings acima) este modo de seleção se torna obsoleto. NOTA: Esta escolha de partes serve apenas para arquivos "multi"  (ver mais no post sobre música aqui).

4. Comando "Now playing". É um atalho a um dos custom comands (ver acima em Settings) padrão do plugin. Como padrão mostra a mensagem "SEU_NOME is now playing SONG/PART_NAME", mas pode ser alterada, para isso edite o comando como preferir (veja no settings, acima).

5. Nome da parte selecionada (neste caso The Old Walking Song I - LUTE (1:39) ) este nome está dentro do arquivo de música e é referente a parte selecionada. Caso queira, e saiba o que está fazendo, pode abrir e alterar o nome da parte sem alterar o conteúdo da música, mas lembrando que isso dificulta a identificação do arquivo para com os outros músicos (ver Observações no fim deste post).

6. Está é a opção de busca e irá aparecer se estiver selecionado o Search Enabled no settings (ver nas opções acima). A busca é feita dentre os arquivos e pastas co diretório de músicas do LotRO (ver mais no post sobre música aqui). Na busca do Songbook exite um campo de digitação, um botão Search (para fazer a busca) e um Clear (para limpar o campo da busca).

Agora vamos ao campo de seleção de música e instrumentos:

Campo de seleção de música (diretório,/arquivo,/parte) e instrumentos
7. Neste campo, Directories (/comp/), é onde aparecem os diretórios dentro da pasta de música do LotRO. No caso acima está aparecendo apenas ".." (que leva ao diretório anterior) pois não existe diretório dentro da pasta atual.
(sendo que "(/comp/)" o diretório atual)

8. Neste campo, Songs (3), é onde escolhemos o arquivo com a música que queremos tocar.
(sendo o "(3)" o número de arquivos no diretório selecionado)

9. Neste ultimo campo, Parts (2), é onde escolhemos qual a parte do arquivo iremos tocar. Este campo só aparece se Song Part list visible estiver marcada no settings (veja lá encima). Só existirá mais de uma opção aqui quando o arquivo for multi (novamente, para saber mais clique aqui).
(sendo o "(2)" o número de partes para o arquivo selecionado)

10. Este é o campo de seleção de instrumentos. Note que para selecionar um instrumento você deve to-lo em sua bag (antes de mais nada). Para adicionar o instrumento a listagem de atalho, apenas arraste o ícone do instrumento de sua bag para um dos slots deste campo.
(na verdade é um campo de atalho como outro qualquer, sendo assim qualquer tipo de item, skill, ou comando pode ser adicionado, mas não vejo sentido em colocar algo que não esteja ligado a músicas...)


Bom, acredito que sobre o Songbook isto seja tudo no momento. Agora baixe suas músicas, monte sua banda, e sacuda a Terrá Média com seu ritmo, seja ele qual for. No condado apreciamos todo tipo de música, se bem que tem algumas que... deixa pra lá.


OBSERVAÇÕES: Para tocar em grupo todos músicos devem ter a mesma versão do arquivo da música (pois, normalmente, existem muitas versões para a mesma música), o arquivo pode ser renomeado isso não interfere com o conteúdo interno, mas torna mais difícil ter certeza se é o mesmo que seus companheiros possuem. Mais informações sobre as músicas em grupo aqui.

DICA: Para tocar em grupo é melhor que o líder seja aquele que irá dar o comando para início, pois ele pode executar um Ready Check e ver se estão todos prontos para o início.

Posts Relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário