Bootstrap - The Plugin Manager (v.1.4)


O que ele faz?



One Plugin to rule them all, One Plugin to find them,
One Plugin to Bring them all and in the darkness bind them
(Um Plugin para todos governar, Um Plugin para acha-los,
Um Plugin para todos trazer e na escuridão aprisiona-los)




A introdução do plugin na página de downloads do LotRO Interface já diz tudo, um plugin para comandar os outros plugins
É praticamente isso que o Bootstrap faz. Ele é basicamente um carregador de plugins, ou seja executando o Bootstrap você irá executar automaticamente todos os outros plugins que estiverem marcados para carregar no Bootstrap.

Eu já utilizei outros plugins como este, pois facilita muito a vida de quem utiliza vários plugins, mas nenhum deles até agora demonstrou o equilíbrio certo entre simplicidade e funcionalidade.

O Bootstrap, além de sua função básica de carregar plugins junto com ele pode fazer um "refresh" na sua lista de plugins (equivalente a linha de comando "/plugins refresh"), carregar qualquer outro plugin (sem ser no modo automático), introduzir atalhos de forma simplificada para qualquer linha de comando desejada de qualquer plugin (ou não), enfim as funções trazem inúmeras possibilidades para o usuário, por isso ele está, na minha opinião, como um dos melhores plugins dentre todos!


Como Instala-lo?

Primeiramente, baixe o plugin:
Apos baixa-lo, basta descompactar o conteúdo direto na pasta plugins. O caminho para o Bootstrap deve ficar assim:

\...\The Lord of the Rings Online\Plugins\Equendil\...
(Em negrito é a primeira pasta dentro do arquivo baixado.)

Os plugins produzidos pelo Equendil (programador) tem uma peculiaridade: eles dividem os mesmos arquivos básicos (semelhante ao Lua UI, porém estes são desenvolvidos pelo programador do plugin). Sendo assim ao instalar um plugin do Equendil você deve tomar cuidado ao copiar os arquivos. Quando lhe for pedido para "substitui ou não" um arquivo, verifique a data da criação e sempre mantenha o mais recente, se não for assim algum(s) dos plugins pode não funcionar.


Executando o Bootstrap e suas linhas de comando

O Bootstrap possui algumas linhas de comando, mas eu pessoalmente utilizo apenas uma, para carrega-lo. Segue abaixo todas linhas de comando deste plugin:
  • /plugins load bootstrap - Carrega o Bootstrap e, consequentemente, todos os outros plugins marcados para carregar com ele. Se for a primeira vez sendo executado ele, obviamente, não carregará nenhum outro plugin com ele e ao abrirá sua tela de configuração (apenas se for a primeira vez).
  • /bootstrap  - Abre/fecha a janela do Bootstrap.
  • /bootstrap toggle  - A mesma função que o comando acima.
  • /bootstrap show - Abre a janela do Bootstrap.
  • /bootstrap hide  - Fecha a janela do Bootstrap.

DICA: É extremamente aconselhável criar um atalho para o carregamento do Bootstrap, pois desta forma ao executar o LotRO basta um clique para executar todos seus plugins preferidos, para isso basta seguir estes passos:
- Retire atalho referente a tecla 1 da barra de atalho
- execute a linha de comando: /shortcut 1 /plugins load bootstrap
- Arraste o comando criado no slot 1 para onde desejar e volte sua skill para o slot original
Agora sempre que iniciar o LotRO basta clicar no atalho e o Bootstrap iniciará.


Utilizando o Bootstrap!

Tentarei explicar como usar o Bootstrap. Tentarei não! Explicarei! (Do or do not, there is no try).

Configuração do Boostrap e atalhos
Ao ser executado pela primeira vez o Bootstrap abrirá, como na imagem acima, a janela chamada Bootstrap - Plugin Manager. Toda configuração do Bootstrap é feita aqui. Vamos agora explicar um pouco suas funções e como usa-las.

1. Nesta a listagem de todos os plugins identificados pelo LotRO e pelo Bootstrap. Ele expões as informações de Nome, Autor, e Versão do plugin. Ao marcar a caixa a esquerda com um "V" o plugin estára marcado para iniciar junto com o bootstrap, ou seja, na imagem acima os 2 primeiros plugins, ExtraSlots e BuffBars, irão iniciar com o Bootstrap, enquanto todos os outros não.

2. Estes são os primeiros botões de comando, tem a função de organizar e executar os outros plugins, vejamos a seguir:
  • As SETAS, a esquerda, organizam a ordem de mostragem dos plugins na janela acima (1) e determinam a ordem em que serão carregados (se marcados para carregar automaticamente).
  • Caixa SHOW ALL, a direita, mostra todos os plugins, inclusive os escondidos (neste caso em cinza).
  • LAUNCH - é o comando de executar o plugin selecionado. Selecione o plugin desejado (não na caixa de marcação, mas sim clicando no nome dele) e pressione "Launch" para executar o plugin.
  • SHOW/HIDE - Mostra/Esconde os plugins na janela acima (1). Este botão muda de "Show" para "Hide" de acordo com o plugin selecionado. Selecionando um plugin escondido (com "Show All" marcado) o botão será "Show", selecionando um visível o botão será "Hide"... deu pra entender?!?
  • ADD TO MENU - Selecionando um plugin (novamente, não na caixa, mas sim no nome do plugin) e clicando em "Add to Menu" o Bootstrap irá criar um atalho para este plugin na janela abaixo (3).
3. Esta é a janela de atalhos do Bootstrap. A direita fica a lista de atalhos, já a esquerda os detalhes do atalho selecionado na direita. Ao adicionar um atalho (a partir do botão "Add to Menu") ele vem parar nesta janela, aqui você pode editar da forma que desejar. Vamos as configurações (lado direito):
  • NAME - É apenas o nome do atalho, inicialmente o nome do plugin que lhe deu origem, mas chame-o como desejar.
  • PLUGIN - É o plugin ao qual o atalho está "vinculado", o plugin que deu origem a ele a partir do "Add to Menu". Até onde sei não tem função maior do que o ícone no atalho (6).
  • MODE - Aqui é a forma de executar do atalho, vejamos as opções.
    1. Load and Run - Se o plugin não está carregado ainda, ele carrega e depois executa o comando do atalho (se não estiver em branco).
    2. Load or Run - Se o plugin não estiver carregado, ele irá carregar, se já estiver carregado, executará o comando do atalho (se não estiver em branco).
    3. Run Only - Apenas executa o comando se o plugin estiver carregado (se não estiver carregado o atalho sequer será mostrado).
    • COMMAND - Comando a ser executado. Configure e acordo com o plugin e com o que quer do atalho.
    4. Mais uma sequencia de botões... vamos a eles:
    • As SETAS, a esquerda, organizam a ordem de mostragem dos comandos na janela acima (3), mais especificamente na lista da esquerda. Isso determina a ordem dos atalhos quando mostrados.
    • REMOVE - Adivinhem?... remove (apaga) o atalho selecionado.
    • SAVE MENU - Salva as modificações feitas no menu de Atalhos (essas configurações são da conta, não da personagem).
    • BUTTON OPACITY - Regula a opacidade do botão de atalho (6).
    5. Comandos "pricipais", ou algo parecido, são eles:
    • REFRESH PLUGINS - Executa a lina de comando /plugins refresh. Útil caso vocês instale um plugin com o LotRO (e/ou o Bootstrap) rodando, pois assim o plugin irá identificar (se instalado corretamente) o novo plugin.
    • RELOAD BOOTSTRAP - Ele "recarrega" o Bootstrap. É o equivalente a executar as linhas de comando /plugins unload seguido de /plugins load bootstrap.
    6. Botão e menu de Atalho. O botão (simbolo de ligar) é do tipo Toggle, ou seja, você clica ele abre o menu, se selecionar um atalho ou clicar no botão novamente ele fecha o menu. Aqui ficam todos os atalhos criados no item 4 (apresentado acima), em ordem. Este botão pode ser movido para onde desejar na sua tela, basta destravar a interface e move-lo.

    (caso não saiba, para destravar a interface do LotRO aperte CTRL+] para destravar, mova o que desejar, e aperte novamente CTRL+] para travar, simples não?)


    Acho que aqui acabamos a apresentação do Bootstrap... gostaram? Não? Então o prazer foi todo meu. Use e abuse, só por favor, não leve ele para Mordor, ou tão pouco para Mount Doom...

    Posts Relacionados

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário